Filiado ao Observatório Social do Brasil

Observatório Social do Brasil

Acompanhamento de licitações

Licitações acompanhadas pelo OSBLU

Seja fornecedor do setor público

Três questões surgem quando se pretende vender aos órgãos públicos:

             1) É difícil e complicado ser fornecedor dos órgãos públicos, pois há muita burocracia;
             2) Compra pública é um "jogo de cartas marcadas". Ganha quem oferece mais propina;
             3) Os órgãos públicos pagam pouco, não pagam no prazo ou simplesmente não pagam.

              Esses três mitos, dificultam sobremaneira compra na maioria dos órgãos públicos.

As compras do setor público não podem ser diferentes das compras de qualquer grande e boa empresa do setor privado que seleciona e cadastra seus fornecedores, utiliza os princípios da equidade (todos tem chances iguais), estimula a livre concorrência (ganha o melhor) e paga em dia para fidelizar os fornecedores e manter o crédito na praça. 

             Portanto é tão conveniente vender para o setor público quanto para o setor privado.

A Prefeitura é a maior compradora de produtos e serviços de Blumenau e uma das maiores do Estado. Somam-se a ela a nível municipal a Câmara de Vereadores; a Furb, o Samae, a URB, e outros órgãos municipais. Se você for fornecedor da Prefeitura, pode também ser fornecedor de órgãos estaduais, federais e empresas mistas, tais como: governos estaduais, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Receita Federal, Correios; Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Exercito, Bombeiros, Policia Militar e outros.

              Vender para o setor público é um excelente negócio.

Para que as compras do setor público sejam norteadas pela saudável concorrência, é necessário a participação do maior número possível de fornecedores. Essa é uma grande  preocupação dos órgãos públicos que sofrem com o pequeno número de bons fornecedores.

Um dos objetivos do OSBLU é estimular especialmente as micro e pequenas empresas de Blumenau e região a se tornarem fornecedores dos órgãos públicos com qualidade e preços de mercado. É uma excelente oportunidade para as empresas e a garantia para que os órgãos públicos façam suas aquisições com mais concorrentes e pelo preço justo de mercado.

Qualquer órgão público por lei é obrigado a dar preferência de compra às micro empresas e agricultores familiar (individuais ou associados). Em todas as compras públicas, os itens com valor orçado menor que R$80.000,00 devem ser adquiridos pelas micros e pequenas empresas. 

              Isso é uma vantagem real de fortalecimento para as micro e pequenas empresas.

             Clique aqui para se cadastrar como fornecedor da Prefeitura de Blumenau
 

                                         ***  Com a livre concorrência  todos ganham   ***